Bill Richardson, governador do Novo México, primeira escolha de Obama para secretário do comércio. Um assunto judicial, ainda em instrução, do qual se diz inocente, não aceitou a nomeação.
Tom Daschle. 'Esqueceu-se' de pagar impostos sobre 80 mil dólares e um carro com motorista. Recusou a nomeação de Obama para uma posição equivalente a ministro da saúde.
Nancy Killefer, ecolha de Obama para vice directora do departamento de gestão e orçamento. Problema com um imposto de desemprego relativo à sua mulher a dias, recusou a nomeação de Obama.
Ambos regularisaram a situação, os três são inocentes até prova em contrário. Mas todos recusaram os lugares por, nas palavras de Daschle "(...) this work will require a leader who can operate with the full faith of Congress and the American people, and without distraction."(...) "Right now, I am not that leader, and will not be a distraction."
Sr. primeiro ministro, Sr. "Engenheiro" José Sócrates, o senhor é uma distração.
---
* Há uma excepção no governo Obama: Geithner, o 'ministro' das finanças, que enquanto trabalho para o FMI se esqueceu de pagar 34 mil dólares de impostos. Regularizou a situação, e a sua nomeação foi confirmada recentemente pelo congresso.