Tuesday, March 3, 2009

Posto consular, 1800 km ida e volta

O actual governo da república portuguesa manifesta uma cruel e estúpida incúria para com os emigrantes. Já nem falo da tentativa do governo de castrar o direito de voto dos emigrantes, vetado, e bem pelo presidente da república, mas ainda espero vir a escrever sobre esse assunto. Para já quero falar de postos consulares.

Em Bruxelas, o posto consular foi, durante anos, uma lástima. Mas estava lá, e foi-me útil várias vezes. Um embaixador competente e com iniciativa melhorou a situação. O governo do Sr. pseudo Eng. José, decidiu poupar dinheiro fechando postos consulares. O de Bruxelas continuou aberto, e, salvo ter agora companhia de portugueses vindos de Charleroi e da flandres, nada de essencial mudou na minha vida consular.

Agora é diferente. Com a fúria da poupança, e numa total falta de respeiro pelos portugueses emigrados, o governo fechou muitos postos consulares. Entre eles o posto consular de Los Angeles. O que deixa os (muitos) portugueses pategos como eu aqui na Califórnia do sul, a 1800km ida e volta do posto consular mais próximo. Quem dos meus leitores vai a Barcelona e volta só para ir buscar um papel ?

Mas isto não acaba aqui, e não é isso que me fez disparar estas linhas. Em substituíção dos muitos postos consulares que fecharam, o governo anunciou com pompa e circunstância, a criação do 'consulado virtual'. Acabo de ter a minha primeira experiência frustrante com essa m@rd@ virtualmente inútil. É kafkiano. Para aceder ao consulado virtual e às suas poucas funcionalidades é preciso... IR EM PESSOA AO CONSULADO!


---
* De acordo com o censo americano de 2000, há 330 974 portugueses, ou pessoas que se identificam como descendentes de portugueses, ou 'Portuguese-Americans' a viver na Califórnia!

No comments: